terça-feira, 30 de março de 2010

Você se paga os seus 10%?

Seu dinheiro é seu amigo ou seu inimigo? Quando você recebe algum dinheiro, ele é realmente seu ou já é dos outros? Você tem usado parte de seu dinheiro com coisas que são importantes para você ou só para pagar contas?

Vale refletirmos sempre como está a nossa relação com nosso dinheiro. Até porque muitas pessoas vivem (ou melhor dizendo, “sobrevivem”) apenas pagando contas e a única alegria é conseguir, quando conseguem, fazer os pagamentos em seus vencimentos.

Qual a parte do que você gera em dinheiro que fica para você? Quando digo “ficar para você” quero dizer gastar com coisas pra você, fazer investimentos para você, utilizar com algo que faz parte de seus sonhos, que vai lhe fazer feliz. E se pensarmos em um percentual do quanto se ganha, o que seria o ideal? 5%, 10%, 20%, ou mais? Que tal pensarmos em 10%? Será que é muito? Com certeza para aqueles que mal fecham as contas do mês, pode parecer loucura reservar 10%. Mas vamos parar para pensar: Você paga 10% ao garçom quando vai a um restaurante? Se vai à igreja, contribui com o dízimo (10%)? Então porque você paga 10% aos outros e não paga para você mesmo?

Se você começar a tirar 10% de sua renda para investir em você mesmo, no início pode ser até um pouco desconfortável. Mas em 2 ou 3 meses, no máximo, já terá se adaptado e, após alguns anos, verá o quanto valeu a pena se pagar seus 10%.

Um forte abraço e boa reflexão.

Nenhum comentário: