segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Assuma o controle de suas finanças em 2011

A frase mais falada e cantada em todo reveillon é "muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender!", mas poucas pessoas acabam realmente tomando a decisão de tomar o comando da situação financeira. É preciso que o objetivo de ter 'dinheiro no bolso', ou o mais correto: investido, esteja entre suas prioridades em 2011 e para isso é necessário atitude, disciplina e muita perseverança.

Mas como começar? É preciso primeiramente entender que educação financeira não é uma ciência exata, mexendo apenas com cálculos, matemática, planilhas. Isto tudo faz parte, mas trata-se primeiramente de uma ciência humana que foca diretamente nos hábitos e costumes que geram um novo comportamento em relação ao dinheiro, fazendo com que o mesmo seja o meio para realizar sonhos.

Reúna seus familiares para debater a situação financeira, necessidades de economias e objetivos a serem atingidos, inclusive as crianças. É preciso entender que em um lar todos devem participar desta atividade. Só conscientizando a todos que o dinheiro deve ser respeitado é que conseguirão realizar os sonhos comuns e individuais.

É preciso respeitar o padrão de vida que família pertence e para isso é necessário um diagnóstico financeiro para descobrir qual é realmente sua situação. Tem pessoas que vivem em um padrão acima da realidade, mas estão sempre preocupadas com as dívidas e problemas decorrentes, já outras que vivem em um padrão um pouco abaixo do real e com sossego e dinheiro guardado para realização dos sonhos de curto, médio e longo prazo.

Sua família pode se encontrar em três situações: equilibradas financeiramente, endividada ou ainda investidora. Qualquer que seja a situação é preciso estabelecer uma estratégia financeira que possa garantir a saúde financeira.

1. No caso da família estar endividada é preciso uma mobilização de todos, nunca esconda problemas financeiros, pois todos terão que colaborar. Faça um levantamento de todos os gastos mensais e descubra onde poderá economizar (geralmente isso acontecerá nos pequenos gastos) e quanto. Busque fazer um acordo com os credores, mas somente deverá fazer isso depois que tiver assumido o controle financeiro, caso contrário, não assuma, pois dificilmente honrará com ele. Estabeleça sonhos, pois, eles serão o 'motor' para você alterar sua situação financeira.

2. Se estiver equilibrada financeiramente, não pode se acomodar, pois, é uma situação preocupante. É muito comum ouvir de pessoas que elas não tem dívidas. Mas, na maioria das vezes também não tem dinheiro guardado e aí que está o perigo. Qualquer problema financeiro que a família tiver acabará se transformando em endividamento. Então toda atenção é prudente, comece já a diagnosticar para onde está indo o dinheiro do mês, e cancele os gastos supérfluos e em excesso. Mude sua situação para investidora.

3. Já se a situação da família é investidora, isso é um ótimo sinal. Mas, sempre pode melhorar, é preciso que este dinheiro que sobra seja imediatamente guardado e destinado para os sonhos, pois, dinheiro sem destino é dinheiro que será alvo de ações publicitárias, que poderão levar ao descontrole. Portanto, priorize e invista o dinheiro de acordo com seus objetivos.

O mais importante é que seja qual for a sua situação, a realização de sonhos pessoais ou familiares é preciso que tenhamos o habito de sempre registrar os valores que precisa atingir, quanto guardará por mês e em quanto tempo realizará.

Dentro dos sonhos recomendo que esteja o de tornar a família independente financeiramente. E isso independente de ser rico ou milionário, pois, estar independente financeiramente é quando se trabalha por prazer, sabendo que caso pare terá dinheiro investido o bastante para uma aposentadoria sustentável, com plena saúde financeira, que ajudará na sustentabilidade de nossas saúdes física, mental e espiritual.


Fonte: Administradores

Nenhum comentário: