quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dívidas afetam o desempenho dos trabalhadores

Uma pesquisa divulgada em Fevereiro de 2009 pela FGV-SP mostra que os empregados que possuem dívidas perdem desempenho profissional, pois ficam “estressados” e “preocupados”. A constatação em números mostra o que todos já sabiam - um funcionário que contrai dívidas, passa a ter sua atenção direcionada ao pagamento da mesma, reduzindo assim a atenção e a dedicação ao trabalho. Além disso, a pesquisa mostra que funcionários endividados, por ficarem de “cabeça quente” com as dívidas, dormem mal e tem seu rendimento afetado.

A saúde destes funcionários também é comprometida, gerando problemas médicos que elevam ainda mais os níveis de faltas e atrasos. E nos casos mais extremos, podem gerar problemas de relacionamento no âmbito familiar e profissional. Os organizadores da pesquisa entendem que estes funcionários, muitas vezes, terão que efetuar os pagamentos de suas parcelas pessoalmente, devido aos atrasos. Ou ainda, estes funcionários se ausentam do trabalho para buscar alternativas de solução das dívidas, procurando negociação com seus credores ou crédito com outras instituições, tentando aliviar os pagamentos mensais.

Com base em outra pesquisa, a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada mensalmente pela Fecomercio-SP, em Março de 2009, 50% das famílias da capital paulista possuíam dívidas. A parcela de famílias com contas em atraso (inadimplentes) chegou a 19%, aponta a pesquisa.

Confira a última parte do artigo no próximo post, terça-feira que vem.

Aos que queiram deixar perguntas nosso diretor, Maurício Galhardo responderá às dúvidas.

Nenhum comentário: