terça-feira, 25 de maio de 2010

Segunda parte do artigo: Dívidas afetam o desempenho dos trabalhadores

Se unirmos estas duas pesquisas, perceberemos quanto o endividamento passou a ser um dos principais problemas das empresas com relação aos funcionários. Sim, pois embora este endividamento seja dos trabalhadores e não da empresa diretamente, as conseqüências de fato impactam nos resultados da empresa.

Desta forma, programas de Conscientização Financeira vem sendo implementados no intuito de combater este problema. É cada vez mais comum a inclusão de palestras e cursos de Finanças Pessoais nas Sipats e demais eventos corporativos. As empresas que já possuem estes projetos implementados apontam as melhorias, principalmente na redução no nível de faltas e na qualidade de vida de seus funcionários. As empresas que já realizam este trabalho há alguns anos, reforçam a importância destes projetos, que são direcionados desde aos novos funcionários, como parte do programa de integração na empresa, até aos mais antigos, com planos de preparação para aposentadoria.

Para se saber o nível de endividamento e inadimplência dos funcionários de sua empresa, basta se informar junto ao departamento de RH. A verificação da quantidade de funcionários que procuram este setor com intenção de vender férias, antecipar o 13° salário, conseguir empréstimos ou até mesmo os níveis de horas extras indicará o grau do problema.
Se sua empresa já implementou projetos como este, já deve ter percebido a diferença. Se não, melhor refletir a respeito, pois a produtividade pode estar sendo afetada.

Deixe seus comentários e dúvidas e nosso diretor Maurício Galhardo responderá.

Nenhum comentário: