sexta-feira, 18 de junho de 2010

Despesas Necessárias (DN) x Despesas Dispensáveis (DD)

Para controlar as nossas despesas, temos que conhecê-las melhor, classificá-las.

"A explicação para essa forma de classificação é bem simples;

- Despesas Necessárias (DN) – aquelas que não podemos eliminar, pois são decorrentes de bens ou serviços estritamente necessários. Podem ser reduzidas, mas nunca eliminadas por completo. Por exemplo: alimentação.

- Despesas Dispensáveis (DD) – aquelas que podem ser tanto reduzidas quanto eliminadas por
completo. Como o próprio nome diz, são dispensáveis. Por exemplo: supérfluos.

Se você já sabe a diferença entre uma DN e uma DD, vamos a um rápido exercício:

Das despesas listadas abaixo, escreva à frente de cada uma se você a considera Necessária (DN) ou Dispensável (DD):

1 – Aluguel de casa onde você e sua família moram – R$ 600,00 por mês;
2 – TV por assinatura em sua casa – R$ 75,00 por mês;
3 – Vestido de festa – R$ 450,00;
4 – Notebook de última geração – R$ 3.200,00;
5 – Conta de energia elétrica – R$ 85,00 por mês;
6 – Combustível – R$ 250,00 por mês;
7 – Ir a uma lanchonete com seus filhos – R$ 85,00 – preço para toda a família;
8 – Taxas e Tarifas Bancárias – R$ 65,00 por mês;
9 – Lazer – R$ 320,00 por mês;
10 – Doações a instituições de caridade e igreja – R$ 180,00 por mês."

Agora conte-nos, como você classificou cada uma? Lembrando que não existe resposta certa ou errada, pois o que é uma necessidade para mim pode ser dispensável para você e vice-versa.

Este trecho foi retirado do livro "Finanças Pessoais - Uma questão de qualidade de vida", de Maurício Galhardo.

Grande abraço!

3 comentários:

Rosângela Martins disse...

Oi pessoal, aqui vai a minha opinião! Gostei muito do tema, realmente preciso rever os meus gastos, conheço as minhas rendas, mas nunca parei para olhar meus gastos.

(DN) 1 – Aluguel de casa onde você e sua família moram – R$ 600,00 por mês
(DD) 2 – TV por assinatura em sua casa – R$ 75,00 por mês;
(DN) 3 – Vestido de festa – R$ 450,00; Eu trabalho com eventos, tenho que gastar com roupas.
(DD)4 – Notebook de última geração – R$ 3.200,00;
(DN)5 – Conta de energia elétrica – R$ 85,00 por mês;
(DD)6 – Combustível – R$ 250,00 por mês;
(DN)7 – Ir a uma lanchonete com seus filhos – R$ 85,00 – preço para toda a família; Sair com eles é o único tempo para ficarmos realmente juntos.
(DN)8 – Taxas e Tarifas Bancárias – R$ 65,00 por mês;
(DD)9 – Lazer – R$ 320,00 por mês;
(DD)10 – Doações a instituições de caridade e igreja – R$ 180,00 por mês.

Bjs

Galhardo Treinamento e Consultoria Financeira disse...

Olá Rosângela.
Interessante ver suas respostas. Já reparou como estes gastos podem ser tanto DN quanto DD? Só dependem de quem responde o questionário. Eu, por exemplo, de forma alguma colocaria o vestido de festa como DN, mas para você é DN sim...
Este é o grande ponto desta análise. Quando classificamos nossos gastos em DN ou DD conseguimos entender COMO estamos gastando nosso dinheiro. Se com coisas Necessárias ou com coisas Dispensáveis. E aí com certeza fica muito mais fácil tomar decisões e ajustar os valores.
Obrigado por sua contribuição e um forte abraço,
Maurício Galhardo

Anônimo disse...

Me ajuda eu tenho casa propria .nao possuo carro e mesmo assim nao consigo controlar os gastos minha renda é d 2mil as vezes chego a pegar ate 5 mil mas sou descontrolada vivo na maos de agiotas.