quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sonho x Meta

Todos temos sonhos e desejos e para realizar nossos sonhos é preciso muita dedicação e força de vontade, sendo realmente uma tarefa árdua. Mas você sabe a diferença entre sonho e meta? Leia alguns trechos a seguir retirados do livro "Finanças Pessoais - Uma Questão de Qualidade de Vida", de Maurício Galhardo e esclareça alguns pontos.

"Para entender melhor o que sonho e meta têm e o que não têm em comum, vamos fazer um exercício.

Imagine por 30 segundos a casa dos seus sonhos! Pare a leitura, feche os olhos e imagine-a. (situação 1).

Pronto? Já pensou na casa dos seus sonhos? Lembrou de colocar uma piscina? Quadra de esportes? Lareira? Lembre-se de que a casa é a dos seus sonhos e você pode incluir nela o que quiser. Que tal uma bela churrasqueira? E uma varanda com redes para descansar? Uma garagem grande? Calma, não pense nos carros ainda, estamos só sonhando com a casa, por enquanto. Fica de frente para o mar? Ou numa colina, com uma vista maravilhosa de montanhas e vales? Pronto? Já está bom ou quer mais?

OK. Agora vamos fazer perguntas mais “reais” (situação 2):

Em que cidade/bairro fica esta casa? Quantos quartos ou suítes tem? Qual a área construída e a área total? Qual o preço dela? Como você poderia pagar por ela? Quando será sua? Quando estará quitada? Por que comprá-la?

Conseguiu perceber a diferença entre a situação 1 e a situação 2?

Na situação 1 estamos trabalhando sonhos. Pelo dicionário: Sonho – coisa imaginada, mas sem existência real no mundo dos sentidos. Nos sonhos vale tudo, é fácil colocar, tirar, trocar, substituir, aumentar, diminuir ou transformar.

Na situação 2, começamos a dar forma aos nossos sonhos. Esse é o processo mais eficaz de transformar sonhos em realidade. Quando começamos a fazer perguntas mais “reais”, conseguimos descobrir até que ponto um sonho é realizável ou não, em que prazo pode ser realizado e quais ajustes poderemos fazer para torná-lo real o mais rápido possível. A intenção de fazer tais perguntas não é jogar um “balde de água fria” nos sonhos, mas sim trazê-los para a realidade, fazê-los acontecer."

E você, está transformando seus sonhos em metas? Conte para nós o seu caso! Certamente poderemos te ajudar!

Para adquirir o livro Finanças Pessoas - Uma questão de qualidade de vida, mande um email para galhardo@galhardo.com.br.

Nenhum comentário: