terça-feira, 13 de julho de 2010

Continuação do post "Comprar ou não comprar, eis a questão"

Pergunta 1 - Eu preciso disto?
Lembre-se de que precisar é bem diferente de querer. Quando pergunto se preciso, não é uma questão de ter vontade ou não. É uma questão de necessidade, certo? Se a resposta for positiva, vá para a segunda pergunta:

Pergunta 2 - Eu preciso disto agora?

Essa pergunta tem o intuito de identificar se este é o momento correto de efetuar a compra. Muitas vezes pensamos em trocar um eletrodoméstico, por exemplo, e, de repente, nos vemos dentro de uma loja comprando o tal aparelho. Talvez a troca seja realmente necessária, mas será que é o melhor momento, financeiramente falando? Será que eu posso comprar o aparelho sem comprometer meus número para o mês seguinte, ou seguintes, dependendo do número de parcelas? E, se a resposta também for positiva para a segunda pergunta, faça-se a terceira pergunta:

Pergunta 3 - Eu ja pesquisei o suficiente e tenho certeza de que esta é a MELHOR OPÇÃO DE COMPRA? (melhor produto ou serviço, melhor preço, melhor atendimento, melhores condições de pagamento, melhor prazo de entrega, melhor garantia)
Esta pergunta visa a identificar se é mesmo a melhor opção de compra. Se a resposta for sim, efetue a compra.

Faça estas três perguntas e nos conte se por fim efetuou sua compra ou não.

2 comentários:

João N disse...

Durante minha graduação (ADM) tinha um professor que dizia que antes de decidirmos comprar qualquer coisa deveríamos fazer três perguntas:EU QUERO? EU POSSO? EU PRECISO? se a resposta de qualquer uma delas for negativa, então, não compre.
Visitei o seu site. Muito bom.

João N

Galhardo Treinamento e Consultoria Financeira disse...

Olá João N.
Realmente a idéia é essa. Aqui só trocamos a pergunta "Eu quero?" por "Eu pesquisei o suficiente?". Isso porque constamos que na maioria das vezes que nos perguntamos "Eu quero?" a resposta é positiva. Assim, resolvemos retirar esta pergunta e colocar algo que tenha a ver com planejamento, ou seja, a pesquisa de preços, de entrega, de qualidade, de atendimento, etc.
Um forte abraço e utilize sempre as três perguntinhas. Com certeza lhe trarão bons resultados.