quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia da Saúde: Cuide da saúde financeira de sua empresa

Hoje, dia 07/04, é o dia Mundial da Saúde e porque não dar uma atenção maior a saúde financeira da sua empresa. Para que sua empresa tenha uma vida financeira sempre saudável, aqui vão algumas dicas:

1 – Tenha as melhores e mais completas informações sobre sua empresa: A base para o trabalho de gestão em qualquer segmento é a informação. Se o empresário não tem informações, ou as informações que tem não são confiáveis, as chances de se fazer análises imprecisas e de se tomar más decisões são muito grandes. O que não quer dizer que há necessidade de aquisição de softwares avançados ou sistemas de informação dos mais elaborados. O importante – se num software, numa planilha ou mesmo em anotações - é ter as informações. Se você, como empresário, não tem uma boa coleta de dados, sobre qual base de informações está tomando suas decisões? Feeling, experiência e “achismos” são ótimos quando comparados com números atuais e confiáveis.

2 – Não tenha medo da matemática: Mesmo sendo um pesadelo para um grande número de brasileiros, entenda que para um empresário ter sucesso, um mínimo de conhecimentos matemáticos e financeiros serão indispensáveis. Talvez você não queira fazer os controles diários (contas a pagar, contas a receber, conciliação bancária, etc.), mas entender como estas coisas funcionam são vitais a qualquer negócio. Mesmo que haja algum funcionário treinado para desempenhar estas funções, é do dono do negócio a responsabilidade de analisar estes números, determinar os objetivos e tomar as decisões para o atingimento destes. Acompanhe os grandes números e defina métricas (indicadores / índices) para análise. Saiba responder perguntas como: “Quanto você lucra por mês?” “Qual o saldo previsto para os próximos três meses?” e “Qual a rentabilidade do seu negócio?”

3 – Busque mais conhecimentos de gestão, sempre: a maior parte dos empresários é especialista em suas áreas de atuação, por isso mesmo definiram por criar suas empresas. Entenda que operar um negócio demanda sim conhecimentos técnicos do que se vai fazer. Mas, para que uma empresa fique no mercado, são necessários também conhecimentos de gestão. Conhecimentos de Marketing e Vendas, de Gestão de Pessoas e de Gestão Financeira são importantíssimos para qualquer negócio. Se você não tem estes conhecimentos (e é normal que não os tenha), vá ao mercado e busque-os. Cursos, palestras, workshops, consultorias, redes sociais, entre outras são ótimas fontes de conhecimento e atualização. Não fique parado no tempo. Informe-se, pois é certo que seus concorrentes estão fazendo a lição de casa.

Tem dúvidas ou teve alguma experiência positiva/negativa na gestão? Envie para a gente, deixe seu comentário que responderemos assim que possível!

Obrigado!

Nenhum comentário: