quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que o aumento da classe média tem a ver com seu bolso

Se pensarmos no que ocorria há 10 ou 20 anos, nosso país possuía, no que condiz à distribuição de renda, uma situação piramidal. Tínhamos no topo desta pirâmide pouquíssimos cidadãos que pertenciam à classe A, um número um pouco maior à classe B, e assim por diante, até chegarmos a uma grande parcela da população que vivia em situação de grande pobreza (classes D e E).

Com o Bolsa Família, Bolsa Escola, e inúmeras outras “bolsas”, grande parte da população, que vivia em miséria praticamente total, passou a ter, embora muito pequena, alguma renda. Além disso, os índices de desemprego vêm caindo, o que indica que cada vez mais trabalhadores têm se recolocado no mercado de trabalho, gerando assim alguma renda. Desta forma podemos dizer que hoje, a situação de “pirâmide” que tínhamos transformou-se num “barril”. Sim, um barril, onde no topo a classe A continua ocupando uma pequena fatia, a classe B uma fatia um pouco maior e a classe C, logo abaixo, tornou-se a faixa com maior número de cidadãos. Ainda abaixo, as classes D e E, diminuíram bastante e a tendência é que praticamente desapareçam com o passar dos anos.

Ok, mas o que isso tem a ver com seu dinheiro?

Tudo! Pois se você é assalariado, demonstra uma mudança muito grande no mercado de trabalho, gerando um número maior de oportunidades, principalmente àqueles que possuem maior escolaridade. Hoje o problema não é ter ou não vagas de empregos, mas encontrar profissionais que tenham as competências para preenchê-las.

Se você é empresário, este cenário também tende a ser uma ótima oportunidade. Primeiro porque esta classe C que há poucos anos não consumia, hoje tem acesso a uma gama enorme de produtos e serviços. Passagens aéreas, por exemplo. É cada vez mais comum encontrar pessoas desta classe C em vôos de linha, situação essa que seria praticamente impraticável há alguns anos. Segundo, por que a demanda de produtos e serviços criada pela classe C alterou a variedade, qualidade e disponibilidade de alguns produtos e serviços das faixas A e B.

As mudanças na distribuição de renda em nosso país estão gerando mudanças significativas nos mercados e é de extrema importância estarmos atentos a isso. É hora de reavaliarmos nossas funções (para os assalariados) e rever nosso mix de produtos e serviços (para os empresários), pois hoje esta classe C ainda está “testando” estes novos produtos, mas em breve fará suas opções e quem souber se posicionar pode realizar bons lucros.

Nenhum comentário: